23 dezembro 2009

Oficina 4 - TP2




Na SMEC, dia 14 de dezembro, ocorreu a Oficina 4 do Gestar Língua Portuguesa.

Como a arte é cultural, foi um início de oficina muito divertido, pois todos temos opiniões diferentes do que é belo ou do que é arte, assim como suas diversas formas. Debatemos sobre histórias em quadrinhos, músicas, quadros, esculturas e filmes. Como sugestão de filme a ser trabalhado e considerado pelas cursistas belo, foi citado "Escritores da Liberdade". Diversas músicas, fotografias e danças foram pensados para serem levados à sala de aula para apurar o sentido de arte dos alunos.

Ao conversarmos sobre as figuras de linguagem, após o estudo dos TPS, ficou claro que um dos erros cometidos ao ensinarmos esse conteúdo é a preocupação excessiva com a nomenclatura e com a quantidade de figuras a serem trabalhadas, já que a gramática geralmente serve de apoio às pesquisas dos professores ao preparar suas aulas, e lá há dezenas de figuras de linguagem. Ao permitir que o aluno entenda o processo utilizado por determinado autor para se expressar e saiba reconhecê-lo e produzi-lo, não é necessária a rigidez em quantificar ou nomear todas as figuras de linguagem, e isso serviu para modificar o pensamento de como trabalhar não só esse, mas vários outros conteúdos. Impossível dissociá-los de textos diversificados, músicas... Mais uma vez o papel do texto é indiscutível como começo para quaisquer atividades, sejam elas de leitura, escrita ou gramática.

A cursista Luana realizou a atividade da página 95. Aproveitando uma atividade anterior do Gestar, ela e os alunos continuaram lendo 'Harry Potter - A Pedra Filosofal'. Como o ano letivo está terminando e a leitura do livro não poderá ser concluída, os alunos pediram que fosse levado o filme de mesmo nome, pois a turma toda mostrou curiosidade de terminar a leitura do livro.

Na proposta da oficina (interpretação da charge de Quino) as cursistas tiveram facilidade em responder aos questionamentos depois de um breve comentário de Marx que fiz e de suas obras mais relevantes. Transcrevo o bilhete que o empregado envia ao patrão, escrito pelas cursistas:

"Caro Sr. Astor

Com certeza, lendo e praticando Marx, teremos melhor relacionamento.

Grato, Bóris".

Nossa última oficina chegou ao fim, mas no próximo encontro as cursistas farão um relato do Gestar e do aproveitamento do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário