23 dezembro 2009

Oficina 1 - TP1




No dia 05 de novembro ocorreu mais um encontro do Gestar - Língua Portuguesa.


Nesse encontro, discutimos bastante o conceito de dialetos e registros, sobre o "certo" e "errado" na fala e escrita de nossos alunos e de como isso se transforma em muitas indagações na hora das correções de produção de texto, avaliações e leitura. Situações geradas, como: "Ué, não vais corrigir o aluno fulano de tal? Ele fala e escreve tudo errado!", "Nossa, porfessor de português agora não ensina mais os alunos a falar e escrever corretamente?" foram vivenciadas pelas cursistas. A cursista Luana comentou que na escola em que trabalha essa dificuldade é ainda maior, pois a escola se situa em um assentamento, sendo assim existem lá alunos de várias cidades do RS.


Após conversarmos exaustivamente sobre o assunto (e teríamos discutido muito mais, se houvesse tempo...), vimos a importância de diversificar os tipos de texto e literaturas que levamos aos nossos alunos. Devemos apresentar e trabalhar com eles textos diversificados, com diferentes dialetos e registros, pois só assim conseguiremos que produzam textos diversos. Ainda sobre atividades a serem desenvolvidas, discutimos a importância de se valorizar a atividade oral, pois não raro acabamos dando mais importância à expressão escrita dos alunos e descuidando da expressão oral, que nos revela muitas dificuldades e também progressos dos alunos.


A cursista Luana comentou que a atividade escolhida por ela para ser trabalhada com seus alunos, a auto-avaliação (página 86) foi aceita por toda a turma e que foi uma atividade da qual gostaram de participar, as respostas foram sinceras, pois avaliaram a si mesmos e também aos colegas.


Já a cursista Juliana escolheu a atividade da página 23,o "dicionário dos jovens". Relatou que os alunos estavam motivados a realizar a porposta e que gostaram bastante, vendo valorizado seu modo de falar, "se sentiram importantes", como a cursista descreveu o comentário de um aluno sobre a atividade proposta.


O crescimento dos alunos, a troca de experiências e nosso próprio crescimento são fatores importantes para darmos o nosso melhor e modificarmos nossas aulas. Todos saem ganhando!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário