24 março 2010

Visita ao projeto - Cursista Carla Luana



A professora Carla Luana iniciou seu projeto de leitura na Escola São Luiz no dia 19 de março, na turma 61. O livro escolhido foi O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado, pelas inúmeras possibilidades de exploração que o livro permite e também por possuir uma linguagem acessível e interessante aos alunos.
A cursista primeiro explorou a capa do livro: título, uso das cores e desenhos e autor, instigando os alunos a imaginarem do que a história se trata, já que nenhum deles conhecia a obra.
Várias foram as opiniões, os discentes acreditavam se tratar de um gato que provavelmente havia feito uma andorinha de almoço. Aproveitando o interesse dos alunos, foi iniciada a leitura por uma aluna de um pequeno trecho. Infelizmente não se passou da "Apresentação - Um caso de amor" por ter soado o sinal para o término da aula, mas foi evidente o interesse da turma em querer continuar a leitura nas próximas aulas para acompanhar o desenrolar da história.

Vivenciando a prática - Cursista Carla Luana Moraes




No dia 19 de março a cursista Carla Luana realizou sua última oficina (TP2). Levou aos alunos da turma 61, na escola São Luiz, diversas imagens reproduzidas em folhas xerocadas para que observassem.
Realizando uma exploração oral, a professora orientou os alunos para que percebessem detalhes das obras (Pietà, de Michelangelo; Conjunto de Zé Caboclo, da coleção do Museu Casa do Pontal, no Rio de Janeiro; Mona Lisa, de Leonardo da Vinci; As meninas, de Diogo Velásquez e ainda uma fotografia de dois primatas). Os alunos estavam bastante motivados e iam relatando oralmente cada detalhe que numa primeira observação passara despercebido.

Após explorarem oralmente e visualmente todas as imagens, a professora pediu que dessem atenção maior à reprodução do quadro As meninas, de Diogo Velásquez. Como o xérox não tinha boa nitidez por ser em tons de preto e branco, os alunos não tinham muita certeza dos detalhes que tentavam relatar. Carla Luana apresentou então a eles uma reprodução colorida em forma de pôster do quadro "As meninas". Interessados, os alunos procuraram observar a maior parte dos detalhes antes não tão visíveis no xérox. A professora novamente explorou tudo que pudessem ter reparado no quadro, lançando perguntas instigadoras. A seguir situou o quadro lendo um breve resumo da obra e do pintor, situando-os no espaço-tempo.
Aproveitando o interesse e motivação dos alunos, a professora pediu que produzissem um texto descritivo a partir do quadro de Velásquez, tarefa que cumpriram com bastante desembaraço. Alguns alunos, inclusive, foram diversas vezes ao lugar que a professora havia apoiado o pôster para descrever detalhadamente a pintura.

Visita ao projeto - Cursista Juliana Pires



No dia 19 de março de 2010 iniciou o projeto sobre diversidade de gêneros textuais da cursista Juliana, na escola Dom João VI. O projeto está sendo desenvolvido com o 9º ano, que possui 06 alunos.
Primeiramente a professora entregou a cópia xerocada do conto "Medo", de Cora Coralina. Após, os alunos foram instruídos a acompanhar o texto em uma leitura silenciosa enquanto a professora proporcionava aos alunos o áudio do conto.
Os alunos gostaram muito de ouvir o conto, pra eles foi uma novidade, tanto que pediram que a professora reproduzisse o áudio mais algumas vezes.
Em seguida a professora explorou oralmente o texto, fazendo aos alunos diversos questionamentos e estimulando que falassem sobre o conto.
Como última tarefa, Juliana pediu que sentassem em duplas (na verdade duas duplas e um aluno trabalhando individualmente, já que um aluno estava ausente) e produzissem um texto semelhante ao trabalhado, evidenciando algum sentimento.
Quando saí da turma, notei os alunos dialogando bastante, planejando como produziriam o conto e que sentimento evidenciariam. Foi um início de projeto muito positivo, pois a turma possui número reduzido de alunos, mas empolgação e motivação de sobra para aprender e crescer muito com o projeto.