23 dezembro 2009

Oficina 12 - TP6











No dia 28 de outubro nos reunimos na SMEC para discutirmos o TP6, na nossa 12ª oficina.
Começamos falando sobre a produção de texto e as formas como orientamos os alunos desde o momento da criação do texto até a revisão. Foi muito bom ver que aprendemos e nos aprimoramos a cada encontro, as cursistas apontaram o que consideram ineficaz e o que realmente apresenta resultado na elaboração de um texto com seus alunos. Rimos muito ao relatar que a realidade dos alunos, independente da escola, é muito parecida: ao apresentarmos uma proposta de produção aos alunos, esses não têm o hábito de planejar, de pensar sobre o que vão escrever. Geralmente eles escrevem, escrevem, escrevem e nem sequer revisam, pois a maioria deles não teve orientação desde as séries iniciais para fazer diferente; têm uma pressa de entregar e se preocupam apenas em preencher o "número de linhas mínimo". Ao fazerem isso, dão o seu texto por pronto.
Quanto aos comentários que fazem ao final das correções dos textos, vimos o quanto é importante um comentário não tão geral. Ao nosso aluno, ele não fará sentido e não conseguiremos orientá-lo ao seu crescimento no processo de escrita. A ajuda dos colegas com comentários na revisão dos textos é muito válida, os alunos gostam muito de trocar ideias com seus colegas. Também discutimos sobre a importância de ler para os nossos alunos e estimular com que leiam, em cada aula de língua portuguesa, pelo menos um pouco; levar livros que despertem o interesse deles e planejar essas leituras será benéfico para todos os alunos.




Na oficina, os livros que foram considerados mais adequados para as séries de 6º a 9º anos variaram: como a maioria deles gosta de novidades (principalmente se a televisão e o cinema fizeram um apelo), as obras de Harry Potter são bem aceitas. Livros como os da coleção Vaga-Lume (Um cadáver ouve rádio, Quem manda já morreu, O escaravelho do diabo, O caso da borboleta Atíria, entre outros) também foram citados, em geral tem boa aceitação pelos alunos. Recordamos os livros que fizeram parte de nossa infância e adolescência, queremos conquistar nossos alunos e deixá-los se encantarem pela magia dos livros assim como nos encantamos.




Foi uma oficina saudosista, pois a todo momentos lembramos de nossos livros preferidos e firmamos o compromisso de mostrar, partilhar e ensinar nossos alunos a serem conquistados pela literatura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário