23 dezembro 2009

Oficina 2 - TP1












No dia 12 de novembro, na SMEC, realiazamos a Oficina 2 do Gestar.

Discutimos sobre texto verbal e não-verbal, sobre a intencionalidade do autor e sobre as interações que fazemos ao entrarmos em contatos com textos orais, escritos e não-verbais. Também discutimos sobre a importância do texto servir de base para todas as atividades, sejam elas de leitura, escrita ou produção; dos conhecimentos dos alunos e de seus objetivos quando leem determinada obra ou de por que não aceitam livro 'x', do nosso papel em ampliar o contato com a leitura ao oferecer diferentes tipos de textos aos nossos alunos. Conversamos sobre os processos intertextuais envolvidos no texto, e no conceito de intertextualidade.

A cursista Juliana escolheu a atividade proposta na págna 102, os alunos deveriam transformar um texto oral em outro, escrito. Foram escritas cartas e avisos de notícias de jornais. Segunda a cursista alguns grupos tiveram dificuldade na parte escrita, tendo em vista que tiveram facilidade para formular oralmente o trabalho mas não planejando como deveria ser escrito. A cursista Luana escolheu a proposta das páginas 150/151, o texto escolhido para debate foi 'O nome feio', de Carlos Moraes. Segundo ela, os alunos sentiram dificuldade em responder as perguntas feitas para se preparem para o debate, e criticaram muito o uso do palavrão 'fiadasputa', empregado no texto pelo autor.

Na oficina, propuseram que o professor deva fazer a leitura do texto (A língua) para a turma e após a turma realiza a leitura coletiva. Questionar os alunos sobre o que é fábula, qual a fábula desse texto e que outras fábulas conhecem. Como sugestão de produção de texto, devem fazer uma paródia de 'Chapeuzinho Vermelho'.





Nenhum comentário:

Postar um comentário