02 julho 2009

Atualizado...


Opinião da cursista Juliana sobre a Oficina 5 (TP3)

Foi uma oficina bem boa porque deixou claro sobre os gêneros textuais.

Opinião da cursista Luana sobre a Oficina 5 (TP3)

Esclarecedora, novas ideias para trabalhar com os alunos.

Opinião da cursista Juliana sobre a Oficina Introdutória

Foi bem interessante a apresentação do programa. Me senti com vontade mesmo de participar desde o primeiro encontro.

Opinião da cursista Luana sobre a Oficina Introdutória

Estimuladora, esclarecedora.

Perfil das turmas regidas por Juliana

Perfil 6º ano
É uma turma composta por 35 alunos, em sua maioria meninas. São alunos muito imaturos, com grande dificuldade de aprendizagem. A turma é muito agitada e o espaço físico da sala é pequeno, fazendo com que os alunos fiquem muito juntos, gerando bastante conversa.

Perfil 7º ano
É uma turma composta por 32 alunos, maioria meninos. São muito agitados devido aos que repetiram e acabam perturbando as aulas. Mas são alunos muito inteligentes, com capacidade que muitas vezes não sabem usar. Alguns alunos se destacam pela desenvoltura ao apresentar trabalhos. Apenas alguns apresentam dificuldade na ortografia (que está sendo a dificuldade de todas as turmas).

Perfil 8º ano
Essa turma é bem pequena (9 alunos), em sua maioria meninas. Em relação à disciplina é uma turma muito boa para se trabalhar, mas não valorizam a disciplina de Língua Portuguesa, apresentando um alto grau de dificuldade, principalmente em interpretação.

Perfil 9º ano
É uma turma composta por 17 alunos. São alunos maduros e tem duas alunas mais velhas, uma de 24 e outra de 28 anos que colaboram bastante nas aulas. São participativos e pontuais na entrega de trabalhos. No começo do ano não se interessavam pela disciplina (Língua Portuguesa), mas aos poucos a realidade da turma está mudando, pois a professora acata as sugestões dos alunos e procura trabalhar diversos assuntos condizentes com a realidade deles.

Perfil da cursista Juliana

Juliana de Oliveira Pires Lemos, universitária do Curso de Letras - Português / Inglês. É professora contratada da Rede Municipal de Encruzilhada do Sul. Leciona na Escola Municipal Dom João VI e atua em classes do 6º ao 9º anos, com uma carga horária de 20h. Trabalha também com Língua Inglesa em duas turmas (8º e 9º). O Projeto Gestar II está sendo aplicado nas turmas de 6º ao 9º ano. Essas turmas apresentam muita dificuldade na disciplina de Língua Portuguesa, tanto na escrita quanto na leitura.

Perfil das turmas regidas por Carla Luana

Perfil 6º ano (32 alunos, com maioria de meninas)
Faixa etária entre 10 e 13 anos. Caracteriza-se por ser uma turma constituída por alunos bastante receptivos e participativos, gostam de atividades em duplas e grupos. Há alguns meninos que apresentam falta de comprometimento com sua aprendizagem, dispersando-se com brincadeiras e conversas. As meninas apresentam um grau maior de maturidade, são responsáveis e organizadas. Existe um aluno com limitação cognitiva grave.

Perfil 7ºano (35 alunos, com maioria de meninos)
Faixa etária entre 11 e 14 anos. Caracteriza-se por ser uma turma constituída por alunos bastante agitados mas participativos, gostam de atividades teatrais, em duplas e grupos. Há alguns meninos que apresentam falta de interesse e compromisso com a escola, faltando bastante e envolvendo-se em conversas aleatórias e brincadeiras dentro da sala de aula. As meninas são maduras e organizadas, mas também aderem às conversas.

Perfil 8º ano (30 alunos, 15 meninos e 15 meninas)
Faixa etária entre 12 e 16 anos. Caracteriza-se por ser uma turma agitada mas participativa, gostam de atividades teatrais, de leitura e não gostam de interpretação de texto. A maioria dos meninos apresenta falta de interesse e acabam por prejudicar a si e aos outros. Só querem falar, ouvir sobre namoro. As meninas adoram conversar também.

Perfil 9º ano (17 alunos, com maioria de meninos)
Faixa etária entre 14 e 18 anos. Caracteriza-se por ser uma turma heterogênea e pouco participativa, até mesmo apáticos diante do ensino-aprendizagem.

Perfil da cursista Carla Luana

Carla Luana Santos Moraes, professora de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa, com especialização em Educação Especial. 26 anos, casada, sem filhos, é professora da rede municipal de Encruzilhada do SUl (20h). Atua em classes de 6º ao 9º anos, atendendo um total de 120 alunos, em sua maioria moradores de assentamentos.

01 julho 2009

Relatório: Oficina Introdutória 2 – Gestar Língua Portuguesa – 26 de maio de 2009




A segunda oficina introdutória ocorreu na Secretaria Municipal de Educação, das 18h às 21h. Duas cursistas (Carla Luana e Juliana) participaram.
Nesse encontro discutimos o Guia Geral exaustivamente, surgiram algumas dúvidas sobre o projeto, esclarecidas pela formadora.
A mensagem “O grande axioma da vida” foi colocada no telão e serviu de base para os comentários sobre a tarefa do educador como agente transformador.
Foram feitas duas perguntas às cursistas:
1. O que é, para você, processo de ensino-aprendizagem?
(Carla Luana) É um processo de troca, de estímulos, de valorização da bagagem que o aluno traz, de transformação do que já se sabe em algo novo e útil.
(Juliana) O processo de ensino-aprendizagem é a interação entre aluno e professor. É a troca de experiências em sala de aula. É onde os dois constroem juntos o conhecimento.
2. A partir desta concepção de processo de ensino-aprendizagem, qual é o papel do professor em sala de aula?
(Carla Luana) Estimulador, mediador, desafiador, cobrador, amigo.
(Juliana) O papel do professor é ajudar o aluno a construir o conhecimento através de atividades desafiadoras e motivadoras.
Para fechamento da noite, foi passado o vídeo “O saber e o sabor”.
Eis a opinião da cursista.
Carla Luana: “Com certeza um vídeo saboroso, pois acendeu-nos a fagulha do saber e do melhor ensinar, ou seja, acender no aluno também a fagulha do saber, do conhecer, do experimentar.
A comparação da memória com o macarrão é ótima, pois o que não precisamos escorre e fica somente o útil, o que tem mais sabor.
A explicação, o esclarecimento de Rubem Alves sobre a degustação da leitura também é ótimo, pois antes da leitura deve-se querer ler, haver a curiosidade e enfim a leitura.
Uma das frases que ficou bem clara é: ‘O saber e o sabor tem a mesma origem etimológica, por isso a relação de sentido: degustar o saber e a vida’.
Diante do público que tenho hoje, percebo que o degustar a leitura é o carro-chefe da educação e da Língua Portuguesa, pois de nada adianta grandes textos e interpretações escritas do mesmo se não há diálogo, experiências de vida, moral da história e o ‘espelho’ para a vida real.”
Por fim, os alunos foram orientados a estudar o TP3, Unidades 9 e 10 e escolheram o avançando na prática para trazerem o relatório para o próximo encontro.

Relatório: Oficina Introdutória 1 – Gestar Língua Portuguesa – 21 de maio de 2009

A primeira oficina introdutória do Gestar ocorreu na Secretaria Municipal de Educação. Além dos professores formadores e da coordenadora do curso, poucos professores se fizeram presentes.
Nessa oficina introdutória foi colocado aos futuros cursistas o funcionamento do programa Gestar, apresentado o material e informado sobre o número de horas e avaliação.