23 dezembro 2009

Oficina 3 - TP2


Dia 10 de dezembro, na SMEC, realizamos a Oficina 3. Nossa, quanta conversa! Também pudera: discutir sobre o que é considerado xodó de uns, terror para outros... a tão falada gramática!!!

Conversamos muito sobre a importância da gramática para o ensino da língua em sala de aula, pois ela é uma aliada na hora de ampliar os conhecimentos e aperfeiçoar a gramática que o aluno domina. Mas a pergunta que debatemos mais a fundo foi: como ensinar a gramática sem sermos "gramatiqueiras"? Bom, foram muitos os questionamentos, pois a norma culta está associada à gramática. Nossos estudos com os TPS e a experiência que adquiramos nos levam a acreditar que o trabalho com a gramática deve estar sempre interligado com o texto. Nosso aluno não saberá aplicar o que ensinarmos no sistema de frases soltas, folhas e folhas de exercícios e macetes se não compreender e não puder identificar e exercitar a gramática na escrita e na oralidade. Além disso, a diversidade dos textos e a produção de diferentes textos ampliará a gramática do aluno.

Nosso debate se estendeu também sobre as frases escritas e orais, período e oração; sobre as atividades que podemos utilizar (sejam elas de ampliação ou junção de períodos).

Infelizmente, devido à correria de final de trimestre, as cursistas não trouxeram as atividades do Avançando na prática.

Na sugestão de atividade da oficina, na produção de texto, sugerem ao aluno que escolha quatro bons sentimentos. Após, fazer um acróstico com cada uma das palavras escolhidas.

Apesar de não ter os relatos das cursistas nos trabalhados dos alunos, esse foi um encontro produtivo e muito interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário