12 outubro 2009

Oficina 9

O encontro ocorreu no dia 21 de julho, na SMEC. A mensagem de abertura foi "A nota de 100 reais", em Power Point.
Conversamos bastante sobre as Unidades 17 ( Estilística) e 18 (Coerência Textual).
O debate sobre o ritmo, a entonação e a acentuação foi bastante proveitoso, até que chegamos num erro comum em relação à redação dos alunos: a repetição. Na prosa é um recurso, mas nas produções textuais é resultado de um vocabulário pobre e por descuido, visto que não mantêm o hábito de revisar os textos.
Conversamos sobre discurso direto e indireto e frases fragmentadas. Aqui, as cursistas notaram que não podem ser consideradas frases fragmentadas as frases dos alunos que não fazem uso dos conectivos, já que a frase fragmentada é um recurso da escrita.
Quando começamos a falar sobre coerência, ficou claro que a coerência vai depender do leitor, do seu conhecimento de mundo e de suas experiências pessoais. Cada leitor terá uma visão diferente sobre determinado texto, pois cada um de nós traz uma bagagem que permite uma interpretação nem sempre igual sobre os textos (sejam eles verbais ou não verbais, escritos ou orais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário