12 outubro 2009

Oficina 10

No dia 10 de setembro, na SMEC, ocorreu a Oficina 10.
A mensagem "O que é virtual?" foi escolhida para chocar e fazer refletir, pois esse estranhamento e desconforto causado pela mensagem foi aproveitado para discutirmos nossa prática pedagógica, trabalhando as Unidades 19 (Coesão Textual) e 20 (Relações lógicas no texto).
As cursistas fizeram o relato dos Avançando que aplicaram em sala de aula e comentaram sobre as atividades desenvolvidas.
É muito bom, como Formadora, ver os resultados aparecendo! As cursistas relatam o progresso de suas turmas, é compensador ver que novas ideias e práticas começam a dar frutos, que pensamentos antigos vão sendo deixados para trás e que a cobrança dos conteúdos gramaticais a serem desenvolvidos durante o ano não está mais sendo o bicho-papão, pois as cursistas se sentem mais seguras e amparadas a trabalhar com o aluno de forma mais globalizada, partindo das interpretações de texto e das produções.
Discutimos bastante as Unidades do TP5, principalmente sobre os elos coesivos, já que a maioria dos alunos que não possuem o hábito de leitura sofrem bastante dificuldade em encadear o texto que produzem, mesmo que sejam textos orais, não só os escritos.
Dentro da coerência textual, discutimos sobre a relação de temporalidade, a relação de identidade (onde ficou constatado que palavras sinônimas dependem do contexto para serem empregadas) e sobre o recurso da negação.
As oficinas vão se tornando mais dinâmicas, com mais trocas de experiências, e no geral têm sido produtivas e muito divertidas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário