24 março 2010

Visita ao projeto - Cursista Juliana Pires



No dia 19 de março de 2010 iniciou o projeto sobre diversidade de gêneros textuais da cursista Juliana, na escola Dom João VI. O projeto está sendo desenvolvido com o 9º ano, que possui 06 alunos.
Primeiramente a professora entregou a cópia xerocada do conto "Medo", de Cora Coralina. Após, os alunos foram instruídos a acompanhar o texto em uma leitura silenciosa enquanto a professora proporcionava aos alunos o áudio do conto.
Os alunos gostaram muito de ouvir o conto, pra eles foi uma novidade, tanto que pediram que a professora reproduzisse o áudio mais algumas vezes.
Em seguida a professora explorou oralmente o texto, fazendo aos alunos diversos questionamentos e estimulando que falassem sobre o conto.
Como última tarefa, Juliana pediu que sentassem em duplas (na verdade duas duplas e um aluno trabalhando individualmente, já que um aluno estava ausente) e produzissem um texto semelhante ao trabalhado, evidenciando algum sentimento.
Quando saí da turma, notei os alunos dialogando bastante, planejando como produziriam o conto e que sentimento evidenciariam. Foi um início de projeto muito positivo, pois a turma possui número reduzido de alunos, mas empolgação e motivação de sobra para aprender e crescer muito com o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário